segunda-feira, 18 de maio de 2009

Desenvolvimento cognitivo

Fases, idades do desenvolvimento da infância à puberdade

A puberdade representa a última fase do desenvolvimento psicomotor. As modificações físicas que experimentam obrigam o adolescente a tomar de novo consciência do seu corpo. O controlo das capacidades físicas requer certo tempo. Todos nos recordamos, certamente, de termos visto alguma criança agachar-se demasiadamente para passar por baixo de algum obstáculo. Este comportamento é explicado pelo facto de não ter perfeita consciência da sua estatura.
A criança dos onze aos catorze nesta fase, o ritmo de crescimento ósseo diminui, mas desenvolvem-se os caracteres sexuais. Na rapariga, aparece a primeira menstruação, que não costuma coincidir com a produção de óvulos maduros. Muitas vezes, a função menstrual não tem ainda regularidade. O rapaz tem a primeira ejaculação, ao mesmo tempo que a voz lhe muda, de uma forma mais perceptível que na rapariga.
Fase pós-púbere. As glândulas sexuais, tal como os órgãos genitais, adquirem então o seu pleno desenvolvimento, No fim deste período, o corpo do adolescente terá já adquirido o tamanho e as proporções de uma pessoa adulta. Todas as transformações que se verificam neste período não têm uma data fixa para a sua aparição, oscilando entre os doze e os dezassete anos. A duração do período de modificação dura de três a cinco anos. Os factores geográficos e a alimentação explicam essa variação de amplitude, que é diferente de indivíduo para indivíduo. De uma maneira geral, a rapariga experimenta as transformações da puberdade mais cedo que o rapaz.
São as glândulas endócrinas, entre as quais se encontram a hipófise e as supra-renais, que provocam e controlam todo o processo. As hormonas mais importantes para o desenvolvimento sexual são as estrógenos e a testosterona.
Além do desenvolvimento sexual, o indivíduo desta idade experimenta um grande crescimento dos membros inferiores. Também aumenta o comprimento do tronco. Estas modificações aparecem antes da puberdade propriamente dita. A idade do crescimento varia segundo os sexos. No início da adolescência, as raparigas adiantam-se aos rapazes, mas o seu ritmo de crescimento diminui pouco depois da puberdade, enquanto o rapaz continua a crescer.
Também se verificam transformações no formato da cara e surgem os dentes do siso, embora o aparecimento destes só se dê, nalguns casos algum tempo mais tarde. Os órgãos internos sofrem igualmente um importante desenvolvimento: o coração quase duplica de tamanho e de peso, os órgãos digestivos tornam-se também maiores, o que dá origem ao grande apetite do adolescente. O tecido adiposo (a gordura) aumenta e localiza-se em diferentes partes do corpo, consoante o sexo, dando lugar às características próprias do corpo feminino ou do corpo masculino.